quinta-feira, 11 de março de 2010
FOTOS DA VIAGEM
Hoje eu consegui colocar as fotos da viagem na minha página do orkut, http://www.orkut.com/Main#AlbumList?uid=14668711348528883998 é só clicar e ir direto na página, depois vou tentar enviar para um local que todos possam ver.
segunda-feira, 8 de março de 2010
7º DIA - CÓRDOBA - AR ATÉ MENDOZA - AR (708 KM)
6º DIA - FEDERAL - AR ATÉ CÓRDOBA - AR (568 km)
5º DIA - FOZ DO IGUAÇU - PR ATÉ FEDERAL - AR (842 km)
Como haviamos combinado, estavamos todos no café da manhã as 7:00 hs, arrumamos as coisas na moto e fomos para a divisa Brasil-Argentina. Primeiro chegamos na alfandega brasileira e procuramos a receita federal para poder declarar os bens aos quais estavamos levando e que depois retornariamos com ele, fazendo isso, esses produtos não entram na cota de U$ 300 a que temos direito, este documento deve ser preenchido com a descrição do produto e o número de série, esta é a "declaração de saída temporária de bens", como eu já havia feito isto outras vezes, avisei a todos ainda no hotel para que anotassem em um papel o nome do produto e o número de série, desta forma agilizamos em muito nossa entrada, do lado argentino nos foi pedido o passaporte (ou identidade), documento da moto e o carta verde, tudo conferido de forma rápida, pudemos estacionar as motos e "cambiar" um pouco de reais em pesos argentinos, pois a maioria dos postos não aceitam a tarjeta de crédito. Com uns 30 km de ruta 12, fomos parados pela 1ª vez pela policia para a conferência dos documentos, devemos sempre que formos parados, desligar as motos e retirar o capacete pois facilita a comunicação. Fomos em direção a Posadas e antes um pouco da cidade entramos em uma outra ruta que liga a RN14, esta ruta segue margeando a Argentina com o Brasil até Paso de Los Libres, divisa com Uruguaiana, fomos também parados pelos caramineros a 30 km da entrada de Los Libres, esta policia é muito corrupta, lembrei que em 2005 também fomos parados lá e pediram proprina. Desta vez demos muita sorte o caraminero estava cheio de conversa, já querendo tirar um dinheiro nosso e para do outro lado da pista um carro com um casal dentro, a mulher ficou admirando as motos, estava maravilhada, quando o companheiro do policial a qual tentava nos acharcar foi bater continência para esse casal, nesse momento o policial mandou a gente prosseguir viagem, mudando totalmente da àgua para o vinho, portanto aconselho a todos que queiram fazer esta viagem, para que evitem passar em Los Libres.
Conseguimos chegar em Federal, lugarzinho simples, achamos um hotel com cochera (estacionamento) cobierta e habitacion (quarto) com aire (ar condicionado), ficou em 140 pesos para duas pessoas, um assalto para as condições que eram. Um pouco antes de Posadas, nosso amigo Dalessandro disse que iria fazer sua viagem separado de nós, já que ele gostaria de viajar em uma velocidade um pouco menor. Hoje foi o primeiro contato do pessoal com o povo argentino, todos estão gostando do tratamento que estamos recebendo. Não aconselho a ficar em Federal, procurem andar um pouco mais até Santa Fé, pois é uma cidade bem maior. Tivemos que dar a nossa primeira propina, dei 10 pesos para o policial, mas o Alexandre deu 24 pesos para o colega dele sem a gente perceber, decidimos dividir por todos os 4 qualquer dinheiro que teriamos que dar de proprina aos policiais. A viagem esta muito boa, estamos mantendo média nas retas de 140 km/h e vira e mexe tem algum carro argentino passando por nós. Amanhã sairemos em direção à Santa Fé.
domingo, 7 de março de 2010
4º DIA - FOZ DO IGUAÇU - PR
Hoje saímos para as compras no Paraguai logo após o café da manhã, e que café da manhã, com tudo que se tem direito, frutas, pães, ovos mexidos, salsicha, biscoitos, bolachas, bolos, etc... avisei a todos que no lado argentino não acharíamos nenhum desayuno parecido com o do Brasil, portanto temos que aproveitar, rsrs.
O Paraguai continua o mesmo, muita gente maluca de moto, a ponte com filas quilométricas, afinal hoje é quarta dia que chega mercadoria nova e portanto tem mais movimento nas lojas, ontem o Sidney, o André e o Alexandre conheceram um taxista gente boa, o Jorge a qual está dando total acessoria para nós nesta empreitada, pois fazer compras no lado paraguaio tem seus problemas. Comprei o gps ZUMO 550 e pedi para que entregassem no hotel, já que passava da cota de U$ 300 e poderia ter problemas na ponte, acabou que passamos todos numa boa sem ser parados, o Sidney comprou um pneu dianteiro para sua moto, pois ela começou a fazer muito shimy e como é uma moto que ficou muito tempo parada achamos que seja o pneu que enquadradou e está fazendo a moto balançar, principalmente entre 80 e 120 km/h. Amanhã na estrada saberemos se resolveu, eu fiquei no hotel esperando a encomenda e o pessoal foi para passeio do macuco safari, o Alexandre também ficou no hotel, pois precisava botar em dias suas tarefas do seu comercio, já o nosso casal de amigos foram passear nas cataratas. Decidimos que amanhã sairemos cedo pois teremos que passar pela alfandega brasileira e argentina, isso provavelmente nos consumirá algum tempo.
Fizemos o carta verde ontem no posto gasparin a 7 km da entrada de Foz, todos conhecem a seguradora é só perguntar. Instalei com a ajuda de Dalessandro o novo gps na moto, realmente é muito bom, agora vou poder me conectar através do meu intercomunicador com o gps e o celular, além de falar com o Sidney. Pois digo a voces amigos minha melhor compra foi o intercomunicador, pois ele te dá muita segurança, o Sidney fica sempre atrás no grupo e assim podemos viajar tranquilo sem sobresaltos.
3º DIA - LONDRINA - PR ATÉ FOZ DO IGUAÇU - PR (507 km)
Esqueci de mencionar no post passado, em Itu ficamos no hotel Santa Rita, simples mais bem confortável, e como diz nosso grande amigo Ferraz, honesto. Hoje viajamos até Foz, saimos tarde de Londrina, ficamos conversando com o Julio Lima, passamos por Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel, a maioria das estradas estão boas para rodar, tem que tomar muito cuidado é no trecho entre Cascavel e Foz, pois aumenta muito o tráfego de veiculos pesados. Em Foz ficamos no hotel Nadai, recomendação do nosso amigo Julio, excelente hotel. Já ia me esquecendo, no caminho encontramos com 3 caras de V-Strom e BMW, eles são de Uberlândia e estavam indo para o deserto de Atacama. Hoje decidimos que vamos pernoitar 2 noites em Foz, pois assim amanhã aproveitaremos para fazer compras no Paraguai e visitar as cataratas. Hoje o meu gps garmin map 60cs parou de funcionar, acho que foi muita chuva. Possivelmente tentarei comprar um ZUMO 550 amanhã no Paraguai, pois assim teremos segurança para andar na Argentina.
2 º DIA - ITU - SP ATÉ LONDRINA - PR (502 km)
Hoje acordamos as 7:00 e fomos todos tomar café, logo após fizemos o briefing em nosso quarto para que todos podessem acompanhar a viagem sem problemas se caso ocorresse novamente o desligamento de alguém do grupo, como aconteceu no dia anterior, desta vez eu consegui fazer todos verem que era muito necessário a utilização do mapa ou pelo menos da relação das estradas a qual pegaríamos.
Depois fomos ver como estavam as motos após ter pego aquela grande chuva por mais de 100 km, o Sidney nos ajudou muito passando graxa na corrente da moto, inclusive já elegemos o dedão oficial para passar graxa, rsrs.
Só saimos às 10:45 pois esperamos a chuva passar e o Alexandre secar as roupas com secador de cabelo, rsrs. Foi uma viagem muito tranquila pegamos a Castelo Branco até o final, que retão, mas tem que tomar cuidado com 2 coisas, uma é que no final da Castelo praticamente só tem um posto, por isso com moto com tanque pequeno tem que ter atenção na autonomia e segundo tem vários radares nas pontes.
Fomos em direção a Assis e depois Londrina, na estrada vimos muita plantação de café, a agricultura de Londrina é muito forte.
Ficamos no Hotel Thomasi, ótimo padrão, fica na avenida principal, logo na entrada de Londrina, portanto fácil de chegar e sair. Lá encontramos com nosso amigo Julio Lima da lista V-Strom do yahoo, nos deu bastante conselhos sobre as estradas da Argentina e nos forneceu um mapa da região, um abração Julio, estou te esperando em Cabo Frio, não deixe de ir.
Fomos dormir cedo pois estavamos cansados da viagem. amanhã iremos para Foz do Iguaçu.
Mico do dia: Eu tive uma dor de barriga em plena estrada, que problemão, é não teve jeito paguei mico.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
1º DIA - CABO FRIO - RJ ATÉ ITU - SP (704 km)
Nos encontramos todos as 6 horas no posto ipiranga de frente ao sendas, esperamos alguns abastecerem e tiramos as primeiras fotos do grupo. Nosso amigo Daniel e sua esposa nos fizeram uma surpresa, estavam lá no posto prontos para irem com a gente até Resende onde eles almoçariam e depois iriam retornar para Cabo Frio. Este garoto é aventureiro, na hora que ele comprar uma V-Strom aí ninguém mais segura, vai comer kms e kms de estradas por esses paises afora.
Então nossa aventura teve inicio com Sidney, André, Alexandre e Eu, e dois amigos acompanhando, o Daniel e o Paulo Henrique que estava indo para Ribeirão Preto.
Ao nosso grupo ainda se juntou o Dalessandro e sua esposa a Mirtes. Ao chegar no Rio, fomos direto ao aeroporto, ver as passagens das mulheres que iriam viajar pela TAM para o Chile, mas como houve o terremoto, elas decidiram que gostariam de ir somente a Bariloche e a Buenos Aires, com isso atrasamos em duas horas nossa viagem. Pegamos a dutra sentido São Paulo e quando chegamos na entrada para São José dos Campos, seguimos pela Carvalho Pinto, decidimos passar por Campinas e ir dormir em Itu. Quando estavamos para chegar em Campinas, mas precisamente distante 30 Km, o céu que ate então estava se comportando a nosso favor, deixando a viagem tranquila sem muito calor, eis que o mundo desaba em nossas cabeças, caiu um toró, de inundar quarteirão, fomos pegos de surpresa, todos estavam sem capa de chuva e nada de aparecer um abrigo para poder colocar a roupa de chuva, portanto ficamos todos ensopados, mas literalmente encharcados mesmo, botas, luvas, roupas até o capacete tinha àgua, e foi desse jeito que chegamos no hotel em Itu, cansados, famintos e encharcados, portanto hoje não postarei fotos pois estou indo dormir, acredito que amanhã em Londrina tenha mais tempo para me dedicar ao blog.
Amanhã eu conto o primeiro mico da viagem, Alexandre e Sidney se perderam do restante do grupo.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
MAIS UM MEMBRO !!!
Ontem recebemos mais um membro a nossa expedição, meu filho João Lucas irá com as meninas de avião. Ganhou este presente de mim e do seu avô. Filho aproveite bastante esta nossa viagem ! Portanto seremos 9 pessoas e 5 motos.
DATA E HORÁRIO DE SAÍDA
Chegamos todos a uma conclusão, a nossa preocupação no 1º dia será a de atravessar São Paulo, devido ao trânsito e agora também aos alagamentos, com isso definimos que o melhor dia para sair será amanhã, pois no domingo geralmente as estradas estão mais vazias e com certeza em São Paulo não terá aquele trânsito caótico na marginal Tietê. Definimos para ás 6 horas o horário de saída, do posto ipiranga da frente do Sendas. Neste primeiro dia, deveremos ir até Itu, serão 678 km, isso se passarmos por São Paulo, se quando estivermos na Carvalho Pinto próximo a entrada da Dom Pedro, e olharmos em direção a São Paulo e avistarmos muitas nuvens carregadas, aí daremos a volta por Campinas, aumentando em mais 10 km o nosso trajeto, devemos estar chegando em Itu por volta das 14 horas.
ANSIEDADE
Que palavrinha medonha, vou ao dicionário e vejo sua definição:
s.f. Angústia, aflição, grande inquietude. / Desejo veemente, impaciência, sofreguidão, avidez. / Medicina Estado psíquico acompanhado de excitação ou de inibição, que comporta uma sensação de constrição da garganta.
e chego a uma conclusão, é por isso que não durmo mais. Ô negocinho difícil, as horas não passam, a cabeça fica parecendo um computador, não para de pensar a todo instante, gosto difícil na garganta, bem enfim só falta 1 dia para a nossa tão sonhada aventura.
Para os amigos que irão acompanhar o blog, digo-lhes com toda certeza que tentarei sempre atualizar todos os dias. A moto está pronta, revisada, verificada, gps com mapas, pneus novos, óleo trocado, bem enfim tudo acertado. As roupas já estão no bauleto, lista de conferência pronta para ser checada, agora só falta a contagem regressiva.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
DOCUMENTO DA MOTO
Hoje cedo já fui no detran fazer a vistoria 2010 da minha moto, foi rápido, sem problema algum. Preferi já sair com o verdinho 2010, sabe-se lá o que a policia inventa para pertubar, né !!!
domingo, 21 de fevereiro de 2010
ROTEIRO ATUALIZADO
PESSOAS CONFIRMADAS
Hoje confirmamos as pessoas que irão fazer esta aventura.
DINO - V-STROM 1000
SAMANTA (esposa Dino)
SIDNEY - V-STROM 1000
CARLA (esposa Sidney)
ANDRÉ - V-STROM 1000
ALEXANDRE - HAYABUSA
DALESSANDRO - V-STROM 650
MIRTES (esposa Dalessandro)
Portanto serão 5 motos e 8 pessoas, sendo que a Samanta e a Carla só farão cerca de 700 km de moto o restante será de avião.
INTERCOMUNICADOR SCALA RIDER Q2

Hoje chegou o novo intercomunicador que comprei, é da CARDO e o nome é SCALA RIDER MULTISET Q2. Este aparelinho é importado, nos USA está custando perto dos U$ 200, aqui no Brasil consegui com uma pessoa que faz parte da lista V-Strom do yahoo que faz por U$ 390. Ele tem as seguintes funções:
BLUETOOTH - se comunica com GPS e com telefone celular, portanto pode-se atender as chamadas sem precisar mexer no celular;
COMUNICAÇÃO COM +2 USUÁRIOS - Você pode se comunicar com o garupa e outro piloto até uma distância de 500 mts
ENTRADA PARA MP3
RÁDIO FM COM MEMÓRIA
A PROVA D´AGUA
KIT ACOMPANHA 2 INTERCOMUNICADORES
Achei importante comprar este intercomunicador para poder ter mais segurança na estrada, pois poderemos ter sempre dois pilotos se comunicando.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
O NASCIMENTO DO BLOG
Na ultima reunião aqui em casa, todos propuseram para que fosse feito um blog da nossa aventura, ai o nosso cmte Ferraz criou um http://ferrazzx11.blogspot.com/ mas eu sabia que precisávamos de outro com a aventura toda, para os participantes do roteiro completo, eis que hoje depois de muito tempo adiando resolvo lançar o nosso blog.
Peço que todos divulguem bastante entre nossos amigos e que dêem suas opiniões, para que possamos ter o relato mais fiel possível de nossa aventura.
A IDÉIA
Desde de 2005, quando eu fiz 2 viagens pela Argentina e Uruguai, eu tinha uma imensa vontade de conhecer "los caracoles" (como é chamado a sequência de curvas, quando você desce o lado chileno dos Andes), e tenho sempre perturbado nosso amigo e comandante Ferraz, a fazer um roteiro para nossa aventura.
No ano passado fiquei sabendo que o Daniel e o Sabará também cutucaram o nosso amigo Ferraz para poder criar o roteiro.
Um belo dia recebo em meu e-mail o tão esperado roteiro, a qual seriam utilizados 13 dias para esta aventura, ai começo a saber que várias pessoas do nossso motoclube e diversos amigos ficaram interessados nele, mas para mim, eu gostaria de mais, eu sabia que teria mais tempo para viajar e tinha vontade de conhecer os lagos chilenos e Bariloche, pois então recebo outro e-mail do Ferraz com o roteiro maior a qual foram acrescentando estas atrações, e assim ficou definido em 24 dias o passeio.
Esta era a primeira relação dos que tinham intenção de viajar:
- Ferraz - XT660 (Lider)
- Emilio - Harley JUCE (Lider)
- Dino - VStrom (King Tiger)
- Dalessandro - VStrom (Lider)
- Jonathan - XT660 (Lider)
- André - VStrom (King Tiger)
- Francisco - Dragstar (King Tiger)
- Tião - VStrom (King Tiger)
- Alexandre - Hayabusa
- Charlinho - VStrom (King Tiger)
- Romulo - BMW 650
- Viliger - CB 1300 (Lider) (depende de confirmar a folga na quinzena)
- Gustavo Morais - XT660 (Lider)
- Daniel - Suzuki GS 500 ( depende de confirmar as férias no trabalho)
- Nilcinho - moto?????
- Weliton - BMW 1200 RT (King Tiger)
- Rosalino - pick-up Mitsubishi (Lider)
No ano passado fiquei sabendo que o Daniel e o Sabará também cutucaram o nosso amigo Ferraz para poder criar o roteiro.
Um belo dia recebo em meu e-mail o tão esperado roteiro, a qual seriam utilizados 13 dias para esta aventura, ai começo a saber que várias pessoas do nossso motoclube e diversos amigos ficaram interessados nele, mas para mim, eu gostaria de mais, eu sabia que teria mais tempo para viajar e tinha vontade de conhecer os lagos chilenos e Bariloche, pois então recebo outro e-mail do Ferraz com o roteiro maior a qual foram acrescentando estas atrações, e assim ficou definido em 24 dias o passeio.
Esta era a primeira relação dos que tinham intenção de viajar:
- Ferraz - XT660 (Lider)
- Emilio - Harley JUCE (Lider)
- Dino - VStrom (King Tiger)
- Dalessandro - VStrom (Lider)
- Jonathan - XT660 (Lider)
- André - VStrom (King Tiger)
- Francisco - Dragstar (King Tiger)
- Tião - VStrom (King Tiger)
- Alexandre - Hayabusa
- Charlinho - VStrom (King Tiger)
- Romulo - BMW 650
- Viliger - CB 1300 (Lider) (depende de confirmar a folga na quinzena)
- Gustavo Morais - XT660 (Lider)
- Daniel - Suzuki GS 500 ( depende de confirmar as férias no trabalho)
- Nilcinho - moto?????
- Weliton - BMW 1200 RT (King Tiger)
- Rosalino - pick-up Mitsubishi (Lider)
E este era o primeiro roteiro:
Cabo Frio - Londrina - 1140 km
Londrina - Posadas - 746 km
Posadas - Santa Fe - 774 km
Santa Fe - San Luis - 654 km
San Luis - Mendoza - 257 km
Mendoza - Los Andes - 263 km
Los Andes - Vina Del Mar - 126 km
Vina Del Mar - Los Andes - passando por Santiago - 220 km
Los Andes - San Luis - 510 km
San Luis - Santa Fe - 655 km
Santa Fe - Posadas - 883 km
Posadas - Londrina - 746 km
Londrina - Cabo Frio - 1140 km
total deste roteiro: 8.114 km
dias de viagem: 13
Assinar:
Postagens (Atom)